Projeto Envolver para Transformar atenderá mais de 500 alunos de Dois Irmãos

377576_422214577853973_112264321_n
Artista Leila Blauth dará oficina de Artes Plásticas

No último dia 6 de março, foi publicado no Diário Oficial do Estado o resultado dos projetos contemplados no edital Desenvolvimento da Economia da Cultura FAC – Sociedade Civil, da Secretaria de Cultura do Estado que acontecerão durante o ano de 2014. O projeto Envolver para Transformar, da Associação dos Professores Municipais de Dois Irmãos, Apromundi, foi um dos contemplados e receberá R$60.000,00 para executar o projeto, que terá duração de sete meses. O projeto irá oferecer oficinas de teatro, fotografia, artes plásticas e pesquisa técnica, para capacitar os alunos do município de Dois Irmãos nestas áreas.
De acordo com a produtora Cláudia Kunst, que trabalhou na elaboração do projeto, através da produtora Dinâmica Ltda, de Dois Irmãos, as oficinas serão ministradas por profissionais das áreas escolhidas e serão dadas a dois alunos de cada uma das 13 escolas de Dois Irmãos, em cada segmento. “Inicialmente, serão capacitados 104 alunos das séries finais do Ensino Fundamental e das séries iniciais do Ensino Médio de nove escolas da rede municipal, três da rede estadual e uma da rede privada. Após esta primeira fase, os 104 alunos se tornarão capacitadores e oferecerão as respectivas oficinas aos demais colegas de suas escolas. Ao todo, o projeto beneficiará mais de 500 alunos do município”, comenta a produtora.

capitu_elisa lucas_Vinícius Costa (16)
Elisa Lucas dará oficina de Teatro (foto: Vinícius Costa)

Cláudia destaca que os temas das oficinas foram escolhidos pelos professores da rede escolar de Dois Irmãos através de um Grupo de Trabalho de Cultura. “Teremos nomes como Elisa Lucas, de Porto Alegre, que dará oficina de Teatro, Xirú Sander, de Ivoti, oficina de Fotografia, Leila Blauth, artista plástica de Dois Irmãos, que dará oficina de Artes Plásticas e Vanessa Valiati, de Porto Alegre que dará oficina de Pesquisa Técnica relacionada à cultura”, comenta.
Na abertura do projeto, haverá a palestra do professor e um dos criadores do curso de Especialização em Economia da Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Leandro Valiati. “Vamos aproveitar este projeto para conhecer, entender e desmistificar a cultura de Dois Irmãos através destes profissionais. Entre os resultados finais, haverá a publicação da pesquisa técnica que mostrará o perfil e os anseios culturais da nossa cidade”, comenta a produtora. Os resultados de todas as oficinas serão apresentados à comunidade através de apresentações, exposições e palestras durante o ano e, por fim, durante a 26ª edição da feira do livro de Dois Irmãos, que acontecerá em novembro.
O projeto é uma parceria da Apromundi, Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Dois Irmãos e Dinâmica Ltda.

Anúncios

Um comentário sobre “Projeto Envolver para Transformar atenderá mais de 500 alunos de Dois Irmãos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s